
Justiça
Trama golpista: Moraes pede a Zanin para agendar julgamento de Bolsonaro e réus do Núcleo 1
Solicitação foi feita nesta quinta-feira (14)

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou, nesta quinta-feira (14), ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, que agende o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete acusados – os réus do núcleo 1 – por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022. Segundo Moraes, a ação penal está finalizada e pronta para inclusão na pauta.
Ele argumentou que, com o término da fase de instrução, o cumprimento das diligências e a entrega das alegações finais pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelos réus, é necessário definir uma data para o julgamento presencial, a fim de garantir a efetividade do processo.
A Procuradoria-Geral da República acusa os oito de liderar um esquema para anular o resultado eleitoral e impedir a posse de Lula, com apoio de militares e ex-integrantes do governo. Eles respondem por associação criminosa armada, tentativa de golpe e ataques ao patrimônio público.
O julgamento deve ocorrer em setembro. Após a definição da data, a Turma ouvirá os argumentos da acusação e da defesa, e os ministros apresentarão seus votos, podendo resultar em absolvição ou condenação com pena individualizada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.