Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Moraes determina monitoramento integral de Bolsonaro pela Polícia Penal do DF

Justiça

Moraes determina monitoramento integral de Bolsonaro pela Polícia Penal do DF

Medida atende pedido da PGR e visa evitar risco de fuga do ex-presidente

Moraes determina monitoramento integral de Bolsonaro pela Polícia Penal do DF

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 26 de agosto de 2025 às 17:44

Atualizado: no dia 26 de agosto de 2025 às 17:52

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (26) que a Polícia Penal do Distrito Federal passe a monitorar em tempo integral o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. A medida atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou risco de fuga.

Segundo Moraes, o policiamento deve ocorrer de forma discreta, sem exposição pública ou invasão da esfera privada, com vigilância em tempo real do endereço residencial de Bolsonaro. “O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança”, explicou o ministro. 

O Supremo Tribunal Federal deixou a critério da corporação o uso de uniformes e armamento durante a execução da ordem. Também determinou que a Secretaria de Segurança Pública do DF seja oficiada e que os advogados de Bolsonaro sejam intimados da decisão. A PGR terá cinco dias para se manifestar sobre questões pendentes do processo.