Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF forma maioria para condenar réus de grupo responsável por espalhar fake news

Justiça

STF forma maioria para condenar réus de grupo responsável por espalhar fake news

Maioria de três votos foi formada com os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O ministro Luiz Fux votou contra as condenações

 STF forma maioria para condenar réus de grupo responsável por espalhar fake news

Foto: Gustavo Moreno/STF

Por: Metro1 no dia 21 de outubro de 2025 às 18:10

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (21) pela condenação dos sete réus do chamado núcleo 4 da trama golpista.

O grupo é acusado de divulgar notícias falsas com o objetivo de gerar instabilidade institucional e favorecer uma tentativa de golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os investigados teriam utilizado recursos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar adversários políticos e disseminar informações falsas contra o processo eleitoral, instituições democráticas e autoridades que se opunham aos interesses golpistas.

O voto da maioria foi proferido pela ministra Cármen Lúcia, que seguiu o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes, e votou pela condenação dos sete acusados pelos cinco crimes imputados a eles. A Primeira Turma do STF é composta por cinco integrantes Os crimes: 

  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • organização criminosa armada;
  • dano qualificado;
  • deterioração de patrimônio tombado;

Além de Moraes e Cármen Lúcia, o ministro Cristiano Zanin já havia votado seguindo o parecer do relator. Fux foi o único a divergir. O julgamento segue com o placar de 3 a 1. Ainda falta o voto do presidente da Turma, ministro Flávio Dino.