Sábado, 01 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Dino cobra explicação sobre uso de emendas Pix em empresas ligadas ao Perse

Justiça

Dino cobra explicação sobre uso de emendas Pix em empresas ligadas ao Perse

Segundo despacho, AGU teria enviado dados incompletos; ministro afirma que descumprimento da determinação ocasionaria em "medidas coercitivas" contra os responsáveis

Dino cobra explicação sobre uso de emendas Pix em empresas ligadas ao Perse

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Metro1 no dia 31 de outubro de 2025 às 14:12

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou nesta sexta-feira (31) que o governo federal apresente esclarecimentos sobre as empresas beneficiadas com as chamadas “emendas Pix” vinculadas ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Segundo o despacho, o governo terá 60 dias para encaminhar as informações sobre as emendas destinadas e apresentar um cronograma detalhado para a análise dos Planos de Trabalho.

Dino alertou que, caso a determinação não seja cumprida, serão adotadas “medidas coercitivas em face dos gestores omissos”. Criado durante a pandemia de Covid-19, o Perse teve como objetivo auxiliar empresas do setor de eventos afetadas pelas restrições sanitárias, principalmente por meio da isenção de impostos.

O pedido de informações sobre as emendas destinadas ao programa já havia sido feito por Dino em março deste ano. A AGU (Advocacia-Geral da União), no entanto, alegou ter enfrentado dificuldades para obter os dados e solicitou prazo adicional, que foi concedido pelo ministro.