Sábado, 01 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Fachin diz que CNJ fará mapa nacional de organizações criminosas

Justiça

Fachin diz que CNJ fará mapa nacional de organizações criminosas

Segundo o ministro, o mapeamento permitirá identificar principais pontos de atuação em todo o país e fornecer dados para que o sistema de justiça desenvolva estratégias mais efetivas

Fachin diz que CNJ fará mapa nacional de organizações criminosas

Foto: Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 31 de outubro de 2025 às 16:32

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob comando do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, está desenvolvendo um mapa nacional das organizações criminosas com o objetivo de orientar políticas de combate à criminalidade e à reincidência penal. A iniciativa foi destacada por Fachin durante agenda em Bauru (SP) nesta sexta-feira (31).

Segundo o ministro, o mapeamento permitirá identificar os principais pontos de atuação dessas organizações em todo o país, fornecendo dados para que o sistema de justiça, incluindo polícias federal e estaduais, desenvolva estratégias mais efetivas.

Fachin ressaltou que o trabalho também está ligado às ações de reinserção social de pessoas privadas de liberdade, como forma de reduzir a formação de grupos criminosos dentro dos presídios. "Temos também procurado evidenciar que, no Brasil, mais do que nunca, proteger direitos humanos significa também estar atento à segurança pública", disse.

De acordo com ele, melhorar as condições dos presídios brasileiros também é uma forma de combate ao crime organizado, já que uma prisão que respeita direitos individuais e que seja organizada de forma sistematizada não se torna uma "escola do crime", mas um ambiente de reeducação social.