
Justiça
STF julga último núcleo da tentativa de golpe; 24 réus já foram condenados
Sessões ocorrerão em dezembro

Foto: Divulgação/STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará em dezembro o último núcleo da ação sobre a tentativa de golpe de Estado. O núcleo 2 será analisado nos dias 9, 10, 16 e 17, encerrando o processo antes do recesso do Judiciário. A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que os seis réus desse grupo atuaram no gerenciamento de ações para manter Jair Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral, podendo somar-se aos 24 já condenados.
Até agora, apenas o general Estevam Cals Theophilo foi absolvido por falta de provas. Outros dois acusados foram condenados apenas por associação criminosa, recebendo penas menores que permitem acordo com o Ministério Público. As punições já definidas pelo STF variam de 1 ano e 11 meses a 27 anos e 3 meses, esta última aplicada a Bolsonaro, apontado como líder da organização.
O ministro Alexandre de Moraes havia afirmado que o tribunal concluiria todos os núcleos ainda neste semestre e destacou que o STF não aceitaria interferências externas. A Corte também finalizará o julgamento da ex-cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, acusada de omissão nos atos de 8 de janeiro.
Embora todos os núcleos tenham sido analisados, apenas o núcleo 1 está totalmente concluído, sem possibilidade de recurso. Na semana passada, Moraes determinou o início do cumprimento das penas, que levou Bolsonaro e outros seis aliados à prisão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

