
Justiça
PF indicia deputado Gustavo Gayer por suspeita de desvio de cota parlamentar
Investigação aponta uso de documentos falsos para direcionar verbas a uma OSCIP ligada ao gabinete

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A Polícia Federal indiciou o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) em investigação que apura um esquema de desvio de recursos da cota parlamentar por meio da criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com documentos falsificados. Também foram indiciados o filho do parlamentar e assessores do gabinete, todos suspeitos de participação na associação criminosa.
Segundo a PF, o grupo teria utilizado a organização para direcionar verbas públicas, com indícios dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio. A apuração é conduzida pela Diretoria de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, que já havia realizado operações de busca e apreensão relacionadas ao caso.
Em ações realizadas no ano passado, a PF cumpriu 19 mandados autorizados pelo STF em municípios de Goiás e no Distrito Federal, apreendendo mais de R$ 70 mil com um funcionário do deputado. O parlamentar ainda não se manifestou sobre o indiciamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

