Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 01 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Moraes mantém preso condenado por bomba no aeroporto de Brasília

Justiça

Moraes mantém preso condenado por bomba no aeroporto de Brasília

Alan Diego permanece sob custódia desde junho, após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR)

Moraes mantém preso condenado por bomba no aeroporto de Brasília

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Metro1 no dia 31 de dezembro de 2025 às 18:00

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão preventiva de Alan Diego dos Santos Rodrigues, nesta terça-feira (30), condenado pela tentativa de explosão de um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília, ocorrida em dezembro de 2022.

Na decisão (Pet 12445), Moraes justificou que a manutenção da prisão é necessária para evitar a prática de novos crimes. O magistrado destacou o histórico de Alan Diego, que fugiu da capital federal logo após o crime e permaneceu foragido até junho deste ano, quando foi localizado e detido no Mato Grosso.

Para o ministro, “há, portanto, fortes e graves indícios do risco concreto da reiteração delitiva e à aplicação de lei penal, em razão da fuga após a prática dos crimes, considerando o início da instrução criminal, após o recebimento da denúncia”. 

Entenda o Caso
Alan Diego permanece sob custódia desde junho, após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele e outros dois envolvidos respondem pelos crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada.

Segundo o processo, o réu confessou ter instalado o explosivo em um caminhão-tanque próximo ao aeroporto de Brasília. Em depoimento, Alan Diego afirmou ter recebido o artefato no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, local onde manifestantes pediam um Golpe de Estado.