
Justiça
Toffoli critica "falta de empenho" da PF para cumprir mandados contra Vorcaro
Ministro afirmou que determinou o cumprimento de medidas cautelares contra grupo investigado no dia 12 de janeiro, no prazo de 24 horas; operação foi realizada pela PF nesta quarta (14)

Foto: Gustavo Moreno/STF
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou "falta de empenho" e reclamou de demora da Polícia Federal no cumprimento de medidas cautelares contra Daniel Vorcaro, parentes do banqueiro e pessoas ligadas ao Master.
Nesta quarta-feira (14), agentes da PF foram às ruas cumprir mandados de buscas em endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e parentes em São Paulo, incluindo o pai, a irmã e o cunhado dele.
Na decisão em que se queixa da atuação da Polícia Federal, Toffoli afirmou que as medidas cautelares foram solicitadas no dia 6 de janeiro. No dia 7, o ministro determinou que as medidas fossem cumpridas a partir do dia 12, no prazo de 24 horas, o que não ocorreu.
Ao reclamar da demora, Toffoli destacou que pessoas envolvidas em irregularidades podem "estar descaracterizando provas essenciais", o que pode gerar prejuízo às investigações.
"Causa espécie a esse Relator não só o descumprimento do prazo por mim estabelecido para cumprimento das medidas cautelares ordenadas, posto que resta claro que outros envolvidos podem estar descaraterizando as provas essenciais ao deslinde da causa, como a falta de empenho no cumprimento da ordem judicial para a qual a Polícia Federal teve vários dias para planejamento e preparação, o que poderá resultar em prejuízo e ineficácia das providências ordenadas", diz trecho da decisão de Toffoli.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

