
Justiça
Itália inicia julgamento de extradição de Carla Zambelli
Audiência foi suspensa após manifestações do Ministério Público italiano e da defesa, com retomada prevista para esta quinta-feira (12)

Foto: Lula Marques/ EBC
A Corte de Apelação de Roma abriu nesta quarta-feira (11) o julgamento sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli, mas a sessão foi suspensa depois das manifestações do Ministério Público italiano e de um dos advogados de defesa. O caso deve ser retomado nesta quinta-feira (12), quando ainda devem falar o representante do governo brasileiro e outro defensor da ex-parlamentar.
Zambelli está presa na Itália desde 29 de julho, após deixar o Brasil dias antes do esgotamento dos recursos contra a condenação de 10 anos de prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, em 2023. O pedido de extradição foi feito pelo Brasil por determinação do STF e já havia sido adiado em dezembro e janeiro para análise de documentos.
Na terça-feira (10), a Justiça italiana rejeitou pedido da defesa para substituir os juízes do caso, sob alegação de parcialidade. Desde que saiu do país, Zambelli também foi condenada pelo STF por porte ilegal de armea e constrangimento ilegal, no episódio em que perseguiu um homem armado em São Paulo, em 2022.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

