
Justiça
Suposta gravação de reunião entre ministros gera mal-estar na Suprema Corte
Ministros avaliam que o episódio não pode ser normalizado e estudam como proceder institucionalmente

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A possibilidade de que uma reunião reservada entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tenha sido gravada provocou irritação no presidente da Corte, Edson Fachin. Segundo relatos à CNN Brasil, o magistrado demonstrou, em conversas reservadas, indignação diante do risco de vazamento do conteúdo discutido no encontro.
Nos bastidores, ministros avaliam que o episódio não pode ser normalizado e estudam como proceder institucionalmente. A preocupação é que a divulgação gere um clima de desconfiança e até de espionagem interna, criando receio entre os integrantes da Corte de participarem de novas reuniões fechadas para tratar de assuntos sensíveis.
O site Poder360 publicou nesta sexta-feira (13) detalhes do encontro, incluindo a suposta transcrição de falas durante debate sobre relatório da Polícia Federal que mencionava Dias Toffoli em mensagens encontradas no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A exposição causou desconforto entre os ministros, que consideram ter havido quebra de confiança. A reunião, convocada por Fachin, foi dividida em duas partes e contou apenas com os dez magistrados, sem a presença de servidores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

