
Justiça
Caso Henry Borel: julgamento dos réus é retomado nesta sexta-feira
Réus respondem por homicídio triplamente qualificado, tortura e fraude processual

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O II Tribunal do Júri do Rio de Janeiro retomou, na manhã desta sexta-feira (29), o julgamento de Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, e de Monique Medeiros. A sessão chega ao quinto dia e analisa a morte do menino Henry Borel, ocorrida em março de 2021.
Acusações contra os réus
Dr. Jairinho e Monique respondem por homicídio triplamente qualificado, tortura, coação durante o processo e fraude processual. Segundo a denúncia do Ministério Público, o ex-vereador teria provocado as agressões que causaram a morte da criança, enquanto Monique teria se omitido diante da violência.
Depoimentos marcaram o julgamento
Nos últimos dias, o júri ouviu delegados, peritos do Instituto Médico-Legal (IML) e testemunhas ligadas ao caso. Uma ex-enteada de Jairinho relatou episódios de agressões sofridas na infância, incluindo afogamentos e violência física. Os peritos afirmaram que as 23 lesões encontradas no corpo de Henry não são compatíveis com a versão de acidente doméstico apresentada pelas defesas dos acusados.
Próximas etapas do processo
O julgamento ainda terá novos depoimentos, além do interrogatório dos réus e dos debates finais entre acusação e defesa. Caso os jurados decidam pela condenação e a pena ultrapasse 15 anos, a Justiça poderá determinar a prisão imediata de Jairinho e Monique ainda no tribunal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

