Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Ação popular pede que aumento de salário de ministros do STF seja suspenso

Justiça

Ação popular pede que aumento de salário de ministros do STF seja suspenso

Para autor da ação, o aumento “causa espécie e furor à sociedade brasileira", por não levar em conta o reajuste dos salários mínimos no país

Ação popular pede que aumento de salário de ministros do STF seja suspenso

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Por: Tayane Rodrigues no dia 11 de agosto de 2018 às 19:01

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs requereu, por meio de ação popular, que a Justiça Federal proíba o aumento de salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O autor pede que "seja sustado o andamento do ato administrativo" enviado ao Ministério do Planejamento para compor o Orçamento do Executivo, do Legislativo e do Judiciário que será analisado pelo Congresso.

Klomfahs afirmou à Justiça que “além do reflexo no Poder Judiciário da União, há o efeito nos Poderes Executivo e Legislativo, que não podem ter valores diferentes entre si”.

O advogado pede que o aumento dos salários seja coerente com o quanto o brasileiro ganha. Para ele, “causa espécie e furor à sociedade brasileira, que tomando como parâmetro o percentual do aumento do salário mínimo de 2017 para 2018, que foi de 1,81%, e o índice oficial da inflação (IPCA) de 2,95%, temos que aceitar passivamente o percentual de reajuste do Judiciário e seus consectários, de 16,38, que notadamente viola os princípios da razoabilidade, da proporcionalidade e dos objetivos da República Federativa do Brasil em construir uma sociedade livre, justa e solidária e reduzir as desigualdades sociais.”