Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Prefeitura não cumpriu recomendação do MP acerca de festa de Yemanjá, diz promotora

Justiça

Prefeitura não cumpriu recomendação do MP acerca de festa de Yemanjá, diz promotora

Em documento divulgado no dia 1º, o órgão informou que orientou que o nome da principal homenageada da festa não fosse vetado

Prefeitura não cumpriu recomendação do MP acerca de festa de Yemanjá, diz promotora

Foto: Divulgação/MP

Por: Clara Rellstab no dia 07 de fevereiro de 2019 às 10:40

Protagonista da celebração do dia 2 de fevereiro, Yemanjá foi deixada de lado no mobiliário urbano produzido pela Prefeitura de Salvador para sinalizar a festa. Nas peças espalhadas pela cidade, a anfitriã foi substituída por, simplesmente, a data do festejo.

A gestão municipal afirmou que o esconde-esconde da Rainha do Mar não é novidade e que é repetido nas placas do gênero há três anos. “Dessa forma, a acusação de que a Prefeitura promove intolerância religiosa divulgada por por gente que tenta a todo custo tirar proveito político de um discurso fantasioso, não tem o menor sentido lógico”, afirmou, em nota.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) discorda, no entanto. Em documento divulgado no dia 1º, o órgão informou que orientou que o nome da principal homenageada da festa não fosse vetado.

MP-BA - Procurada pelo Jornal da Metrópole, a promotora de Justiça Lívia Vaz, que elaborou a manifestação, afirma que a orientação não foi seguida pela Prefeitura. “Aguardamos resposta formal da Prefeitura para adotar as providências cabíveis”, disse à reportagem.

Segundo ela, o desvirtuamento ofende a integridade dos legados cultural e identitário dos povos de terreiros de religiões afro-brasileiras, e gera prejuízos à preservação do patrimônio cultural e histórico, constitucionalmente reconhecido. 

Prefeitura - Em post no Facebook, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco minimizou a polêmica que, de acordo com ele, foi levantada por "militantes e políticos do Partido dos Trabalhadores (PT)". 

"Fico a imaginar o que essas pessoas diriam a Caymmi. Será que iriam recorrer ao MP para tentar mudar o título da música?", ironizou, em referência à canção “2 de fevereiro”, de autoria do compositor baiano.