Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Justiça

Justiça determina que Detran-BA retome inspeções veiculares 

O pedido, atendido nesta sexta-feira, foi feito pela Associação dos Organismos de Inspeção no Estado da Bahia

Justiça determina que Detran-BA retome inspeções veiculares 

Foto: Reprodução / Google Street View

Por: Adelia Felix no dia 09 de agosto de 2019 às 19:01

A Justiça concedeu uma liminar – decisão provisória – determinando que o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) retome as inspeções veiculares no estado. A decisão é do juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Pedro Rogério Castro. O pedido, atendido nesta sexta-feira (9), foi feito pela Associação dos Organismos de Inspeção no Estado da Bahia (ABO). Na decisão, o magistrado determinou que “sejam suspensos os efeitos da Portaria Detran n° 207, de 27 de março de 2019, restabelecendo a vigência da Portaria do Detran nº 2.044, de 28 de dezembro de 2012”. 

A determinação acontece após a autarquia atender uma recomendação do Ministério Público do Estado (MP-BA) e revogar, em maio deste ano, a portaria que previa também a inspeção semestral dos veículos do transporte escolar. Na época, o Ministério Público entendeu que a vistoria já era feita pelas prefeituras, não se justificando outra avaliação por parte do órgão estadual. O ato administrativo acabou atingindo outros tipos de inspeções feitas pelo Detran por meio da portaria revogada. 

Ao Metro1, o advogado da ABO, Danilo Costa, informou que após a suspensão, a categoria se reuniu com o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, e também com representantes do MP-BA, e esclareceu pontos técnicos não levados em consideração. 

“A gente mostrou que vistoria é uma coisa, e é feita pela prefeitura, e inspeção é outra, feita pelo Detran. A vistoria que disseram que o Detran fazia não era vistoria e sim inspeção. O próprio Código de Trânsito Brasileiro exige que alguns tipos de veículos sejam além de vistoriados, sejam também inspecionados”, explicou. Ainda de acordo com o advogado, na ocasião, o diretor disse que a inspeção só seria retomada caso houvesse uma decisão judicial.

Após a publicação, a assessoria do Detran informou que vai recorrer da decisão. Leia mais aqui.