Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Operação Palhares: Juiz manda Caixa guardar relógios Rolex de investigados presos

Justiça

Operação Palhares: Juiz manda Caixa guardar relógios Rolex de investigados presos

A operação, deflagrada em fevereiro na Bahia e em outros estados, desbaratou um esquema criminoso manipulado por advogados

Operação Palhares: Juiz manda Caixa guardar relógios Rolex de investigados presos

Foto: PM/SP

Por: Alexandre Galvão no dia 06 de março de 2020 às 14:47

Juiz da 1ª Vara Criminal de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Luiz Claudio Rocha Rodrigues determinou que a Caixa Econômica Federal faça o acondicionamento adequado de relógios Rolex apreendidos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão da Operação Palhares. O magistrado não diz a quem pertence os artigos de luxo, mas informa que o cuidado se deve à possibilidade de venda dos artigos para o pagamento de indenizações civis à Unimed Petrópolis. 

A operação, deflagrada em fevereiro na Bahia e em outros estados, desbaratou um esquema criminoso manipulado por advogados. Segundo o o Ministério Público do Rio de Janeiro, criavam-se processos administrativos fictícios, alterando sistema computacional de órgão federal, gerando números de protocolos. 

Após isso, eram lavradas escrituras públicas falsas contendo números de protocolos e processos administrativos fictícios e ajuizavam-se demandas almejando chancela judicial para concretizar o suposto crédito inexistente. De posse das cópias de processos administrativos e judiciais criados propositalmente para este fim, o grupo criminoso conferia aparência de legalidade aos documentos. Para finalizar o golpe, os envolvidos vendiam os falsos créditos, normalmente para grandes empresas que visam se beneficiar de uma compensação tributária.

Leia mais: 

>> Advogado é preso em Salvador em ação contra golpe milionário em plano de saúde
>> Operação Palhares: Casa de bispo Átila Brandão é alvo de mandado
>> Operação Palhares: advogados presos davam ‘aura de legalidade’ a fraudes
>> Operação Palhares: funcionários da Unimed podem ter participado de fraude, diz juiz