Justiça

Alexandre de Moraes é novo relator do inquérito contra Bolsonaro no STF

Sorteio foi realizado por determinação do presidente do STF, ministro Luiz Fux

[Alexandre de Moraes é novo relator do inquérito contra Bolsonaro no STF]
Foto : Carlos Moura / SCO / STF

Por Juliana Rodrigues no dia 21 de Outubro de 2020 ⋅ 07:01

O ministro Alexandre de Moraes foi sorteado ontem como novo relator do inquérito que tem como alvo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por suspeitas de ter tentado interferir indevidamente na Polícia Federal.

A escolha de um novo relator foi determinada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, depois da aposentadoria do ministro Celso de Mello, antigo responsável pelo processo. O sorteio foi realizado através do sistema eletrônico do STF.

O inquérito contra Bolsonaro foi aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), após o ministro Sergio Moro deixar a pasta da Justiça acusando o presidente de tentar interferir no comando da PF. Bolsonaro nega qualquer irregularidade.

Para justificar o sorteio, Fux argumentou que investigações criminais exigem rapidez no seu andamento, segundo informou a assessoria de imprensa do gabinete do ministro. Caso não fosse feito o sorteio, a investigação seria comandada pelo futuro ministro do Supremo que viesse a ocupar a vaga de Celso de Mello.

Notícias relacionadas