Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

#MetaAColher

/

Três Poderes lançam pacto nacional para combater o feminicídio

#MetaAColher

Três Poderes lançam pacto nacional para combater o feminicídio

Acordo prevê ações integradas de prevenção à violência contra mulheres e enfrentamento do machismo estrutural

Três Poderes lançam pacto nacional para combater o feminicídio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de fevereiro de 2026 às 12:30

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário firmam um acordo para prevenir a violência contra meninas e mulheres no país com o lançamento do Pacto Nacional - Brasil contra o Feminicídio, nesta quarta-feira (4).

A iniciativa estabelece atuação coordenada entre os três Poderes e inclui compromissos voltados à transformação da cultura institucional, à promoção da igualdade entre homens e mulheres, ao enfrentamento do machismo estrutural e à construção de respostas a novos desafios, como a violência digital contra mulheres.

Também será lançado o site TodosPorTodas.br, que reunirá informações sobre o pacto, divulgará ações previstas, apresentará canais de denúncia e políticas públicas de proteção às mulheres. A plataforma disponibilizará ainda um guia para download, com explicações sobre os diferentes tipos de violência, estratégias de enfrentamento e orientações práticas para uma comunicação responsável, alinhada ao compromisso de salvar vidas.