Quarta-feira, 30 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Metropolítica

/

Na reta final para lançamento da pré-candidatura de Geraldo Jr., vaga de vice ainda é incógnita

Metropolítica

Por Jairo Costa Júnior

Notícias exclusivas sobre política e os bastidores do poder

Na reta final para lançamento da pré-candidatura de Geraldo Jr., vaga de vice ainda é incógnita

Cúpula do PT trabalha para construir candidatura de Fabya Reis, secretária de estado, esposa do deputado Valmir Assunção e liderança do MST

Na reta final para lançamento da pré-candidatura de Geraldo Jr., vaga de vice ainda é incógnita

Foto: Divulgação

Por: Jairo Costa Jr. no dia 03 de junho de 2024 às 13:00


Às vésperas da data prevista para o anúncio da candidata a vice na chapa majoritária da base aliada em Salvador, o comando da pré-campanha de Geraldo Jr. (MDB) ainda não tem veredito sobre a vaga. Em conversas reservadas, políticos que fazem parte do círculo mais próximo ao vice-governador admitem dificuldades para definir quem fará par com ele na corrida pelo controle da capital. Embora a meta seja anunciar o nome na quinta-feira (6), data de lançamento da pré-candidatura de Geraldo Jr., ainda há dúvidas se existirá tempo hábil para apresentar a vice durante o evento na Arena Fonte Nova.

Chegadas e partidas
No momento, o páreo é liderado pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis. Esposa do deputado federal Valmir Assunção (PT) e liderança do MST, Fabya se tornou a principal alternativa diante da resistência da presidente da Bahiafarma, a infectologista Ceuci Nunes, em assumir a vaga. Outra opção que chegou a ser discutida era colocar no posto a candidata derrotada do PT à prefeitura de Salvador em 2020, Denice Santiago, promovida de major a tenente-coronel da PM. Contudo, a hipótese encontrou forte rejeição interna.

Conjunto da obra
Fabya Reis já era cotada para a vice desde que o núcleo político do Palácio de Ondina e os estrategistas da pré-campanha de Geraldo Jr. decidiram que a vaga seria ocupada por uma mulher do PT. Mas nunca esteve à frente da lista por causa do baixíssimo recall junto ao eleitorado de Salvador, apesar de condensar o perfil desejado pelos cardeais governistas. Resumidamente, é negra, reconhecida e respeitada pela militância de esquerda e tem histórico de atuação em movimentos sociais. Agora, falta apenas convencê-la a entrar na corrida.

Causa e efeito
Para líderes de partidos alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues, as dificuldades em encontrar a vice ideal para Geraldo Jr. é resultado de erros cometidos pela cúpula petista na Bahia no processo de ampliação da presença das mulheres nos espaços de poder. Trocando em miúdos, afirmam que a legenda deixou em segundo plano tanto a renovação interna quanto a consolidação de representantes da ala feminina com musculatura para disputar cargos majoritários. 

Será que é ele?
Frequentadores e proprietários de imóveis no luxuoso condomínio Bali Bahia, em Praia do Forte, juram ter visto o ex-ministro José Dirceu por lá este fim de semana. Se não era ele, garantem, só pode ser um clone. Coincidência ou não, Dirceu desembarcou em Salvador para um evento da Federação Única dos Petroleiros nesta segunda-feira (03) e quando vem à Bahia costuma se hospedar na casa do empresário James Correia em Praia do Forte. Ex-secretário estadual de indústria, comércio e mineração, Correia é amigo pessoal de Dirceu e um dos condôminos do Bali Bahia.

Visão de camarote
Membros do conselho político do governador aconselharam Jerônimo Rodrigues a manter distância regulamentar das eleições em Itabuna. Argumentam que os dois favoritos na batalha pela prefeitura da cidade são aliados dele: O prefeito Augusto Castro (PSD) e o deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade). Para completar, os levantamentos para consumo interno mostram um cenário imprevisível nas urnas.