Metropolítica
Após acordo com Jerônimo, PDT garante comando da secretaria de Ciência e Tecnologia para o partido

Home
/
Notícias
/
Metropolítica
/
Esposa de deputado do PP será nomeada para o TCM como parte de acordo sobre as eleições de 2026
Casada com Mário Negromonte Júnior, a procuradora do Ministério Público de Contas Camila Vasquez vai ocupar a vaga do sogro, em troca de apoio a Jerônimo, garantem caciques da base aliada ao PT
Foto: Reprodução/Valtério Pacheco
Entre cardeais da base aliada ao Palácio de Ondina, já é tratada como favas contadas a nomeação da esposa do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), Camila Vasquez, para o cargo que pertencia ao pai do parlamentar no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo apurou a Metropolítica, a escolha de Camila, procuradora de carreira do Ministério Público de Contas (MPC), passou por um acordo fechado entre os Negromonte e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), com horizonte na sucessão estadual de 2026. Acerto esse que passou também pela entrega de postos de comando no Detran para aliados de Mário Júnior. Especialmente, a cobiçada Diretoria de Habilitação.
Vale o quanto pesa
"Embora o PP tenha formado uma federação partidária com o União Brasil, esses acordos nacionais geralmente não se reproduzem nos estados. E interessa bastante a Jerônimo contar com o apoio dos Negromonte e dos prefeitos aliados a eles ano que vem. Muito mais do que o tempo de propaganda na TV. A articulação política do governo não terá dificuldades em montar um bloco expressivo para a campanha, assim como não teve em 2022, quando o PP rompeu com o PT, que acabou trazendo o MDB de volta. Mais importante é ter a adesão de líderes fortes do PP. Manter a vaga do TCM nas mãos da família Negromonte é parte dessa estratégia", avaliou um influente cacique governista.
Rito pro forma
No momento, o chefe do MPC na Bahia, Danilo Diamantino, se debruça para elaborar a lista tríplice de procuradores de contas aptos à vaga. A relação, formada com base no critério de antiguidade, será submetida ao plenário do Tribunal e, uma vez aprovada, passará pelo crivo de Jerônimo, a quem cabe a palavra final. "No entanto, se trata de mera formalidade, porque, ao que tudo indica, a cadeira já foi reservada para a esposa de Mário Júnior", emendou outro membro da base com assento no Conselho Político do governador.
Ajuste de contas
No último dia 31 de julho, os conselheiros do TCM aprovaram um parecer do corregedor da corte, Plínio Carneiro Filho, cujo teor determina que a vaga aberta com a aposentadoria de Mário Negromonte seja obrigatoriamente preenchida por um quadro do MPC junto ao tribunal. A decisão ratifica o teor de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2010 pelo chefe do Ministério Público da Bahia à época, o ex-procurador-geral de justiça Wellington Cesar Lima e Silva, o então governador Jaques Wagner (PT) e o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, que presidia o TCM naquele ano.
Pizzaria Parlamento
Integrantes da bancada baiana em Brasília sentiram o cheiro de pizza tomar conta do Congresso depois que o corregedor da Câmara, o deputado baiano Diego Coronel (PSD), pediu extensão de prazo para analisar a representação dirigida pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), a 14 parlamentares envolvidos no recente motim contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a maioria do PL. Inicialmente, Motta queria que a denúncia fosse avaliada em 48 horas, mas Coronel decidiu esticar a corda e quer entregar seu parecer em 45 dias. O gesto foi traduzido pelos pares como tentativa de manter o assunto no forno até que o caso esfrie e a tropa bolsonarista possa escapar
Pulada de cerca
Ex-prefeito de Irecê e tido como um dos principais expoentes do PSB no interior do estado, Elmo Vaz está de malas prontas para outro partido. No caso, o Avante, presidido na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, dono de uma rede de empresas de transporte intermunicipal de passageiros, a exemplo da Rota, Cidade Sol e Expresso Brasileiro. Para atrair Vaz e, por conexão direta, seu sucessor na prefeitura de Irecê, Murilo Franca, Carletto garantiu empenho máximo na campanha do novo aliado à Câmara dos Deputados em 2026. Deu liga!
Roda presa
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aplicou uma multa de R$ 71 mil na Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba) por ter permitido ou tolerado a formação de uma grande fila de 32 caminhões parados à espera de acesso à balança do Porto de Salvador em 2024. Conforme a deliberação da Antaq, o desleixo da Codeba causou prejuízo ao tráfego de pessoas, veículos e cargas nas vias internas do porto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.