Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Escritor britânico Salman Rushdie é atacado em evento nos EUA

Internacional

Escritor britânico Salman Rushdie é atacado em evento nos EUA

Em 1989, há 33 anos, o Irã emitiu ordem de morte contra o escritor

Escritor britânico Salman Rushdie é atacado em evento nos EUA

Foto: Luiz Munhoz / Divulgação

Por: Metro1 no dia 12 de agosto de 2022 às 13:57

O escritor britânico Salman Rushdie, 75 anos, foi atacado no palco de um evento no oeste de Nova York nesta sexta-feira (12) e levou de 10 a 15 facadas, segundo nota da polícia à BBC.

Rushdie é autor do livro "Os Versos Satânicos" que o tornou alvo de uma fatwa (no Islã, é uma decisão formal ou interpretação sobre um ponto da lei islâmica) do aiatolá iraniano Ruhollah Khomeini em 1989.

Nascido na Índia ainda sob controle dos ingleses, Rushdie é um escritor de ficção muito respeitado, com doze romances publicados em diversos países — incluindo no Brasil. Seus livros costumam ter personagens vivendo em contextos históricos específicos e o tratamento dado pelo autor a temas políticos e religiosos sensíveis fez com que ele se tornasse alvo de controvérsias.

Uma da suas principais obras, o livro Versos Satânicos (Companhia das Letras), publicado em 1988, foi especialmente polêmica por ter um personagem inspirado no profeta Maomé retratado de forma considerada ofensiva por líderes da comunidade muçulmana.