Internacional
Cristina Kirchner começa a cumprir pena em prisão domiciliar e usará tornozeleira eletrônica

Foi aprovado pelo Senado espanhol, nesta sexta-feira (27), por 214 votos a favor, 47 contra e uma abstenção a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola, para suspender a autonomia da Catalunha e destituir o líder regional, Carles Puigdemont. [Leia mais...]
Foto: Agência Lusa/EPA/Xoan Rey
Foi aprovado pelo Senado espanhol, nesta sexta-feira (27), por 214 votos a favor, 47 contra e uma abstenção a aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola, para suspender a autonomia da Catalunha e destituir o líder regional, Carles Puigdemont. Uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que vai efetivar a intervenção do governo espanhol na Catalunha está marcada para as 19h de hoje (15h no horário de Brasília).
Segundo o presidente espanhol, Mariano Rajoy, é inevitável a imediata aplicação do dispositivo já que a situação é excepcional e o objetivo é proteger a Catalunha. Depois da divulgação da declaração unilateral de independência por parte dos separatistas, Rajoy pediu tranquilidade aos cidadãos espanhóis e afirmou que a situação voltará à legalidade.
O governo espanhol deverá recorrer ao Tribunal Constitucional contra a declaração de independência aprovada nesta sexta (27) pelo parlamento da Catalunha em votação secreta. Foram 70 votos a favor, dez contra e dois em branco. A oposição havia se retirado do plenário minutos antes e se absteve de votar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.