Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Internacional

Rússia vai expulsar diplomatas britânicos em resposta ao Reino Unido

O ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje que vai expulsar diplomatas britânicos do pais. A decisão é uma resposta as sanções impostas pelo Reino Unido conta a Rússia, entre elas a expulsão de 23 diplomatas russos do país europeu, identificados como "oficiais de inteligência não declarados". [Leia mais...]

Rússia vai expulsar diplomatas britânicos em resposta ao Reino Unido

Foto: Divulgação/MFA Rússia

Por: Marina Hortélio no dia 16 de março de 2018 às 17:21

O ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje que vai expulsar diplomatas britânicos do pais. A decisão é uma resposta às sanções impostas pelo Reino Unido, entre elas a expulsão de 23 diplomatas identificados como "oficiais de inteligência não declarados".

O Kremlin promete reagir à posição que jugou absolutamente irresponsável. Segundo a Reuters, o porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, alegou que outras medidas de retaliação ainda podem ser divulgadas. Ontem, Peskov afirmou que o presidente Vladmir Putin terá a última palavra sobre a intensidade da medida.

As sanções britânicas são uma resposta ao envenenamento contra o ex-espião russo, Sergei Skripal, e sua filha Yulia, na cidade britânica de Salisbury. Além da expedição dos diplomatas, a primeira-ministra britânica, Theresa May, também suspendeu pactos bilaterais de alto nível com a Russia, anunciou que a família real e os ministros do Reino Unido não irão comparecer à Copa do Mundo da Rússia e retirou o convite feito ao ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, para visitar a ilha.