Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA cancelam negociações e impõem sobretaxa ao aço e alumínio brasileiro

Internacional

EUA cancelam negociações e impõem sobretaxa ao aço e alumínio brasileiro

Os EUA cancelam cessam negociações sobre a imposição das sobretaxas ao aço e alumínio ao Brasil, Washington ofereceu a opção de sobretaxa ou quotas de exportação. O governo brasileiro lamenta a suspensão das negociações por parte dos Estados Unidos

EUA cancelam negociações e impõem sobretaxa ao aço e alumínio brasileiro

Foto: Joyce N. Boghosian/The White House

Por: Metro1 no dia 02 de maio de 2018 às 19:40

O governo do Brasil informou hoje (2) que os Estados Unidos abandonaram as negociações e decidiram aplicar as sobretaxas sobre a importação de aço e alumínio nacionais que estavam temporariamente suspensas. A medida não vai entrar em vigor de forma imediata, já que, na última segunda-feira (30), o governo americano declarou que a isenção temporária da tarifas para a importação brasileira foi estendida. 

O ministro da Indústria, Marcos Jorge, explicou que a prorrogação da isenção ainda não é válida porque não foi oficializada até o momento. Apesar disso, o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) afirma que a extenção do prazo pretende finalizar o período de negociações sobre as medidas alternativas que podem vir a ser aplicadas pelos EUA. No caso brasileiro, Washington ofereceu a opção de sobretaxa ou quotas de exportação. Segundo o MDIC, O setor de alumínio deve optar pela primeira e, o de aço, deve ficar com a segunda. 

Na nota, o governo brasileiro lamenta a suspensão das negociações por parte dos EUA e informa que está aberto para construir soluções razoáveis para ambas as partes". Entretanto, a União apontou que pode adotar medidas "nos âmbitos bilateral e multilateral" contra as restrições impostas pelo presidente Donald Trump.