Internacional
Tribunal de Israel adia audiências de Netanyahu em caso de corrupção após pressão de Trump

A declaração foi feita pouco depois do anuncio de que os EUA vão sair do acordo nuclear do Irã
Foto: Reprodução/Arquivo/Getty Images
Minutos depois do anúncio da saída dos EUA do acordo nuclear do Irã, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou hoje (8) que o país vai continuar comprometido com um tratado nuclear transnacional. O pacto, que impôs limites ao programa nuclear do país árabe, foi firmado em 2015 entre EUA, Irã, França, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia. Em contrapartida, as sanções econômicas impostas a nação foram aliviadas, rompendo um isolamento de décadas entre Teerã e o Ocidente.
Em um discurso na TV iraniana, Rouhani disse que o acordo está mantido se as metas de cooperação com outros membros forem seguidas. "Eu ordenei ao ministro de Relações Exteriores que negocie com os países europeus, China e Rússia nas próximas semanas. Se ao final desse curto período nós concluirmos que podemos nos beneficiar do JCPOA [nome oficial do acordo] com a cooperação de todos os países, o acordo seria mantido", afirmou.
Apesar da declaração, Rouhani não descartou a retomada do enriquecimento industrial de urânio caso necessário "sem qualquer limitação". "Até a implementação dessa decisão, vamos esperar por algumas semanas e conversar com nossos amigos e aliados e outros signatários do acordo nuclear, que o assinaram e seguem leais a ele. Tudo depende dos nossos interesses nacionais", completou o presidente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.