Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Facebook admite ceder dados de usuários a fabricantes de smartphones

Internacional

Facebook admite ceder dados de usuários a fabricantes de smartphones

Rede social assumiu caso em comunicado enviado a autoridades dos EUA

Facebook admite ceder dados de usuários a fabricantes de smartphones

Foto: Stephen Lam/Reuters

Por: Lara Ferreira no dia 14 de novembro de 2018 às 14:40

O Facebook enviou comunicado às autoridades dos Estados Unidos, no mês passado, admitindo que compartilhou dados de usuários com fabricantes de smartphones e, ainda, que não fiscalizou o que era feito com as informações. O caso foi publicado hoje (14) pelo New York Times.

A falta de fiscalização foi identificada pela própria rede social em 2013 durante uma auditoria da PricewaterhouseCoopers, aprovada pelo governo dos EUA. Apesar do episódio, os usuários afetados pelo caso nunca foram comunicados, sendo que muitos deles não deram permissão explícita para o compartilhamento de seus dados pelo Facebook. 

De acordo com a plataforma, foram estabelecidas parcerias com sete fabricantes no começo de 2013, para que eles tivessem acesso à “Experiência Facebook”, que possibilita adquirir mais dados de usuários e de maneira mais fácil.

Os acordos com as empresas foram firmados em decreto de 2011 do Federal Trade Commission, no qual a rede social se compromete a ceder informações para que os aplicativos das companhias tenham melhor funcionamento.