Mundo

Rússia libera parcialmente passagem por estreito onde deteve navios ucranianos

A patrulha da Rússia capturou dois navios pequenos de guerra e um rebocador da Ucrânia, que tentaram entrar no mar de Azov pelo estreito de Kertch

[Rússia libera parcialmente passagem por estreito onde deteve navios ucranianos]
Foto : Reprodução/Arquivo/Getty Images

Por Marina Hortélio no dia 04 de Dezembro de 2018 ⋅ 21:30

O ministro de Infraestrutura da Ucrânia, Volodymyr Omelyan, informou hoje (4) que o tráfego de navios foi retomado nos portos ucranianos no mar de Azov mais de uma semana após um impasse com a Rússia.

No dia 25 de novembro, a patrulha da Rússia capturou dois navios pequenos de guerra e um rebocador da Ucrânia, que tentaram entrar no mar de Azov pelo estreito de Kertch, que é compartilhado entre os dois países.

De acordo com o ministro ucraniano, a Rússia bloqueia navios comerciais da Ucrânia que tentam atravessar com cargas pelo estreito. De acordo com o ucraniano, os portos de Berdyansk e Mariupol foram parcialmente desbloqueados diante da "severa resposta internacional".

Omelyan disse ainda que a Rússia desbloqueou a passagem de navios com produtos agrícolas através de portos no Mar de Azov. O país liderado por Putin alega nunca ter impedido que os navios navegassem pelo estreito de Kertch e que quaisquer possíveis impedimentos se deviam a problemas climáticos.

Notícias relacionadas

[Emissões de CO2 aumentam em 2018]
Mundo

Emissões de CO2 aumentam em 2018

Por Marina Hortélio no dia 06 de Dezembro de 2018 ⋅ 22:00 em Mundo

O aumento afasta o mundo da metas estabelecidas pelo Acordo de Paris