Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Internacional

Miss Universo: participação de trans e Filipina campeã marcam o concurso de 2018

Brasileira Mayra Dias fica entre as 20 semifinalistas

Miss Universo: participação de trans e Filipina campeã marcam o concurso de 2018

Foto: Divulgação/Twitter

Por: Kamille Martinho no dia 17 de dezembro de 2018 às 12:40

O Miss Universo 2018 coroou a representante das Filipinas, Catriona Gray, de 24 anos, como vencedora do concurso ocorrido ontem (16), em Bangcoc, na Tailândia. A modelo superou as outras 94 participantes e conquistou o primeiro lugar no concurso. O segundo lugar foi ocupado pela candidata da África do Sul e o terceiro pela da Venezuela. Já a representante do Brasil, a amazonense Mayra Dias, ficou entre as 20 semifinalistas.

A cerimônia contou com um fato memorável: a primeira participante transgênero de sua história. Angela Ponce, de 26 anos, representava a Espanha e relatou que iniciou um tratamento hormonal aos 16 e aos 24 fez a cirurgia de mudança de sexo. Angela, além de manequim, trabalha em uma ONG que ajuda jovens transgêneros e afirma que o mais importante não era ganhar, mas participar do evento.

O concurso ainda contou com a polêmica feita pela representante dos EUA, Sarah Rose Summers, que criticou o domínio da língua inglesa das concorrentes do Camboja e do Vietnã. A modelo se desculpou com as concorrentes após inúmeras críticas aos seus comentários.