Mundo

Trio ganha Nobel de Economia por pesquisas em combate à pobreza

Francesa Esther Duflo, o americano Michael Kremer e o indiano Abhijit Banerjee foram premiados

[Trio ganha Nobel de Economia por pesquisas em combate à pobreza]
Foto : Twitter/ The Nobel Prize

Por Juliana Almirante no dia 14 de Outubro de 2019 ⋅ 13:40

A francesa Esther Duflo, o americano Michael Kremer e o indiano Abhijit Banerjee foram premiados hoje (14) com o Nobel de Economia, por seus trabalhos no combate à pobreza.

De acordo com o G1, o trio recebeu o prêmio graças à "sua abordagem experimental para aliviar a pobreza global". 

"As descobertas das pesquisas dos premiados - e as dos pesquisadores que seguem os passos deles - melhoraram drasticamente nossa capacidade de combater a pobreza na prática", completou, em comunicado, a Academia Real de Ciências da Suécia

Abhijit Banerjee e Esther Duflo são casados e ensinam no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Apesar de estrangeiros nos EUA, eles se tornaram cidadãos americanos. Já Michael Kremer é professor na Universidade de Harvard.

Segundo o júri, os estudos e novas abordagens desenvolvidas pelo trio concederam, por exemplo, ações mais eficazes para melhorar a saúde infantil e o desempenho escolar, a exemplo de reformas educacionais, que ajustaram o ensino às necessidades dos alunos.

"Como resultado direto de um de seus estudos, mais de 5 milhões de crianças indianas se beneficiaram de programas eficazes de aulas de reforço nas escolas. Outro exemplo são os pesados ​​subsídios para cuidados de saúde preventivos que foram introduzidos em muitos países", declarou o comitê do Nobel.

Notícias relacionadas