Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Internacional

Alberto Fernández derrota Macri e é eleito presidente da Argentina em 1º turno

Ele terá como vice Cristina Kirchner, ex-presidente do país, e terá como missão retirar o país de uma grave crise econômica

Alberto Fernández derrota Macri e é eleito presidente da Argentina em 1º turno

Foto: FrenteDeTodos/media

Por: Matheus Simoni no dia 27 de outubro de 2019 às 22:34

O candidato kirchnerista Alberto Fernández derrotou Mauricio Macri e foi eleito, em primeiro turno, novo presidente da Argentina, na noite deste domingo (27). Era necessário o número superior a 45% ou acima de 40% mais diferença de dez pontos para o segundo colocado para a vitória na largada do pleito. Com 90,14% das urnas apuradas pelo sistema de contagem rápida, Fernandéz tinha 47,66% dos votos contra 40,88% do mandatário argentino.

Por volta das 22h20, Macri concedeu a derrota, parabenizando Fernandez. Foi a primeira vez que ele concorreu a um cargo majoritário. Fernández é um dirigente peronista, a principal corrente política do país e foi escolhido pela ex-presidente Cristina Kirchner para liderar a chapa. Ela será sua vice-presidente. A principal missão de Alberto Fernández é retirar o país da crise econômica que vive. A moeda argentina desvalorizou 70% desde janeiro de 2018.