Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA dizem ter confiscado remessas de petróleo iraniano rumo à Venezuela

Internacional

EUA dizem ter confiscado remessas de petróleo iraniano rumo à Venezuela

Medida rompe uma linha de suprimento essencial tanto para Teerã quanto para Caracas, que desafiaram sanções americanas contra o país sul-americano

EUA dizem ter confiscado remessas de petróleo iraniano rumo à Venezuela

Foto: Tania Regô/Agência Brasil

Por: Luciana Freire no dia 14 de agosto de 2020 às 22:00

Os Estados Unidos anunciaram hoje (14) a apreensão de quatro remessas de combustível iraniano a caminho da Venezuela e confiscaram os carregamentos. Medida rompe uma linha de suprimento essencial tanto para Teerã quanto para Caracas, que desafiaram sanções americanas contra o país sul-americano. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

“Com a assistência de parceiros estrangeiros, esta propriedade apreendida agora está sob custódia dos EUA”, disse o Departamento de Justiça em um comunicado, acrescentando que a quantidade confiscada de quatro navios-tanques é de aproximadamente 1,116 milhão de barris de combustível. Essa é a maior apreensão americana de combustível do Irã. O departamento não especificou quando, onde ou como a apreensão ocorreu.

O governo Trump alega que o embarque dos navios foi organizado por um empresário iraniano ligado à Guarda Revolucionária, considerada por Washington uma organização terrorista, por meio de uma rede de empresas de fachada. O embaixador iraniano em Caracas, Hojat Soltani, negou essa versão.