Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 13 de março de 2024

Política

Queiroga deve ser convocado para depor novamente na CPI da Covid, avaliam senadores

Depoimento do ministro da Saúde foi considerado evasivo e pouco esclarecedor

Queiroga deve ser convocado para depor novamente na CPI da Covid, avaliam senadores

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de maio de 2021 às 10:30

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve ser convocado para depor novamente à CPI da Covid, de acordo com senadores que compõem o colegiado. Na última quinta-feira (6), o depoimento do titular da pasta foi considerado evasivo e pouco esclarecedor. A informação é da Folha.

O senador Humberto Costa (PT-PE), titular da comissão, vai apresentar à CPI um requerimento para reconvocar Queiroga por causa de uma portaria assinada pelo ministro sobre fiscalização e cobrança de valores transferidos pelo Ministério da Saúde a estados e municípios. O parlamentar avalia que o ministro deverá ser chamado em breve, “até porque a CPI não vai trabalhar somente fazendo uma avaliação pretérita.” “Nós estamos em plena pandemia, a perspectiva não é de fim da pandemia num prazo curto, e, portanto, a gente tem que continuar em cima do governo”, complementa.

“É bem provável que ele deva voltar. Isso em condições normais, ainda mais levando-se em consideração o depoimento dele, que foi extremamente evasivo, contraditório, com muita informação truncada”.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) também defende que Queiroga seja ouvido novamente. Ele afirma que os depoimentos dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich deixaram clara a imposição da vontade de Bolsonaro no protocolo do Ministério da Saúde.

“Isso aí ficou claro. Os dois não aceitaram, o [general Eduardo] Pazuello aceitou e ficou ministro por quase um ano. E agora o Queiroga não deu respostas que pudessem ser consideradas respostas convincentes”.

A CPI deve ouvir nesta terça-feira (11) o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. No dia seguinte, será a vez do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten. Na quinta-feira (13), o colegiado recebe o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e representantes da farmacêutica Pfizer.