Segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Política

Presidente da Câmara diz que governo fará racionamento para evitar apagão de energia

Arthur Lira conversou com o ministro de Minas e Energia sobre medida provisória por causa da crise hídrica

Presidente da Câmara diz que governo fará racionamento para evitar apagão de energia

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Por: Rodrigo Meneses no dia 22 de junho de 2021 às 19:39

Pela primeira vez, o assunto racionamento de energia é tratado publicamente por um dos chefes o Congresso nacioal. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (22) que o Brasil terá que passar por um "período educativo" de racionamento de energia para evitar uma "crise maior".

Segundo Lira, o diagnóstico foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em uma reunião na semana passada.

"O ministro Bento esteve comigo fazendo uma análise do cenário, garantindo que não vamos ter nenhum tipo de apagão, mas vamos ter que ter um período educativo aí de algum racionamento para não ter nenhum tipo de crise maior", afirmou Arthur Lira.

Em 2001, penúltimo ano do governo Fernando Henrique Cardoso, o país sofreu uma série de apagões e teve de passar por um forte racionamento. Quem não economizava luz, dentro de uma cota por consumidor, pagava mais caro pela conta no fim do mês.​​

De acordo com o presidente da Câmara, o governo já está em tratativas com o STF (Supremo Tribunal Federal) para evitar a judicialização de uma medida provisória que está sendo gestada pelo governo.
 

Presidente da Câmara diz que governo fará racionamento para evitar apagão de energia - Metro 1