Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Política

Abandonado por Bolsonaro, André Mendonça vê candidatura ao STF naufragar, avaliam senadores

Expectativa é que ex-advogado-geral da União desista de vaga na corte; decisão pouparia presidente de desgaste com rejeição do nome, dizem governistas

Abandonado por Bolsonaro, André Mendonça vê candidatura ao STF naufragar, avaliam senadores

Foto: Presidência da República

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2021 às 09:33

A expectativa entre senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é a de que André Mendonça tome a iniciativa de desistir de sua candidatura à corte, segundo a colunista  Mônica bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, mesmo políticos governistas acreditam que essa seria a melhor solução, poupando Jair Bolsonaro do desgaste de ver o nome de Mendonça rejeitado no Senado. O presidente já sinalizou que não tomará a iniciativa de retirar o nome para não contrariar os evangélicos.

Bolsonaro indicou o nome do ex-advogado-geral da União para o STF em julho. Ele precisa ser aprovado pelos senadores para o cargo, mas até hoje não foi sabatinado.

A resistência dos parlamentares a Mendonça tem várias razões: uma parte deles quer evitar que Bolsonaro consiga emplacar mais um magistrado na corte — o Judiciário tem sido um foco de resistência às ameaças golpistas do presidente.

O ex-advogado-geral da União é considerado também ideologicamente alinhado com o lavajatismo, que a maioria do universo político abomina.

Abandonado por Bolsonaro, André Mendonça vê candidatura ao STF naufragar, avaliam senadores - Metro 1