Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Se Bolsonaro vier, não interferirá em nosso apoio a ACM Neto, diz presidente do PL-BA

Política

Se Bolsonaro vier, não interferirá em nosso apoio a ACM Neto, diz presidente do PL-BA

Ao Metro1, José Carlos Araújo afirma que executiva nacional da sigla liberou acordos em palanques estaduais em 2022

Se Bolsonaro vier, não interferirá em nosso apoio a ACM Neto, diz presidente do PL-BA

Foto: Reprodução/Instagram

Por: Alexandre Santos no dia 26 de outubro de 2021 às 10:35

O presidente do PL na Bahia, José Carlos Araújo, afirmou nesta terça-feira (26) ao Metro1 que uma possível filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido não interfrirá em acordos de palanques estaduais para as eleições de 2022, a exemplo do já declarado apoio da sigla à provável candidatura de ACM Neto ao Palácio de Ondina. 

“Se Bolsonaro vier para o partido, aqui na Bahia não muda nada. Porque o presidente nacional [Valdemar Costa Neto] me assegurou que os acordos que foram feitos com estados, antes das tratativas com Bolsonaro, estão mantidos. O presidente nos deu liberdade, e a Bahia fica com Neto”, declarou José Carlos Araújo.

Em um vídeo divulgado em seu perfil no Twitter na segunda (25), Costa Neto disse reiterar o convite a Bolsonaro a aderir o que chamou de projeto partidário “arrojado” para o pleito do ano que vem.

Presidente do DEM e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto deverá lançar sua pré-candidatura a governador em dezembro, pelo União Brasil, partido que nascerá da fusão DEM-PSL e do qual será o secretário-geral. Tanto ele quando o futuro comandante da legenda, Luciano Bivar, afirmam que a prioridade da nova agremiação será lançar um nome próprio à sucessão de Bolsonaro. Até agora, estão no páreo como possíveis postulantes o apresentador José Luiz Datena e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. 

Antes cotado como virtual presidenciável pelo União Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está trocando o DEM pelo PSD.
No ano passado, após a gestão Rui Costa (PT) promover uma série de exonerações de quadros da legenda, a executiva estadual do PL decidiu apoiar o que se tornaria uma vitoriosa candidatura de Bruno Reis (DEM) a prefeito da capital.

Segundo José Carlos Araújo, José Rocha, ex vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, é o único entre os três parlamentares federais do partido que está com Rui Costa —os demais, opositores, são Abílio Santana, Jonga Bacelar e Raimundo Costa.