Sexta-feira, 11 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Parece provocação", diz Bolsonaro sobre encontro entre Macron e Lula

Política

"Parece provocação", diz Bolsonaro sobre encontro entre Macron e Lula

Desafeto do atual mandatário, presidente francês promoveu a conversa num momento em que a relação com o Brasil anda abalada

"Parece provocação", diz Bolsonaro sobre encontro entre Macron e Lula

Foto: Carolina Antunes/PR

Por: Metro1 no dia 25 de novembro de 2021 às 13:58

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que encarou como uma "provocação" a recepção feita pelo presidente da França, Emmanuel Macron, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada, em Paris. O encontro teve protocolo reservado a chefes de Estado e ocorreu durante viagem de Lula à Europa.

"Parece que é uma provocação, sim. Será que o serviço de inteligência dele [Macron] não sabe quem foi o Lula aqui ao longo dos oito anos dele e mais seis de Dilma, o que foi feito no Brasil?", afirmou em entrevista à rádio Sociedade da Bahia,

Desafeto de Bolsonaro, Macron promoveu a conversa em um momento em que a relação entre Brasil e França está abalada. O presidente francês é crítico ferrenho da política ambiental do atual governo brasileiro. Ele chegou a vetar qualquer acordo comercial com o Mercosul, falando em 'crime de ecocídio' por parte do Brasil.

Na sequência, Bolsonaro disse que Macron "sempre foi contra" seu governo por ser um concorrente em relação a exportações agrícolas e "sempre bateu" em sua gestão pelas questões ambientais.

"O que interessa para alguns países do mundo é ter alguém sentado nessa cadeira que eu estou aqui simpático à política deles."

Bolsonaro disse ainda que Macron teria "um problema" com ele e que os ataques ao Brasil são injustos. "Interessa mais a ele (Macron) ter uma pessoa passiva, corrupta como é o Lula, aliado dele, no futuro do que eu", completou.