Quinta-feira, 07 de julho de 2022

Política

Presidentes do Senado e do STF reagem a Bolsonaro e defendem democracia e processo eleitoral

Fux e Pacheco pregam união de Poderes contra arroubos antidemocráticos

 Presidentes do Senado e do STF reagem a Bolsonaro e defendem democracia e processo eleitoral

Foto: SCO STF

Por: Metro1 no dia 03 de maio de 2022 às 20:10

A reunião entre os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta terça-feira (3) rendeu manifestações públicas em defesa do processo eleitoral e da harmonia entre Poderes.

O posicionamento ocorre após seguidos ataques de Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e da participação do presidente em ato contra a corte no último domingo (1º).

Em nota, o STF afirmou que Fux e Pacheco "conversaram sobre o compromisso de ambos para a harmonia entre os Poderes, com o devido respeito às regras constitucionais".

"[Eles] ressaltaram que as instituições seguirão atuando em prol da inegociável democracia e da higidez do processo eleitoral", disse o comunicado.

Após o encontro desta terça, que durou 45 minutos, Pacheco disse à imprensa que "o diálogo é fundamental" e é preciso "alinhar" os Poderes contra arroubos antidemocráticos.

"Nós temos uma obrigação comum de enfrentar arroubos antidemocráticos, temos de preservar a democracia, preservar o Estado de Direito e garantir que as eleições aconteçam no Brasil dentro da normalidade que a sociedade espera", afirmou.

 

Presidentes do Senado e do STF reagem a Bolsonaro e defendem democracia e processo eleitoral - Metro 1