Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Presidente do PCdoB fala sobre biografia que conta vida e obra de Haroldo Lima

Política

Presidente do PCdoB fala sobre biografia que conta vida e obra de Haroldo Lima

Biografia 'Haroldo Lima - Coragem e dedicação à luta do povo' será lançada no dia 16 de maio, em Salvador

Presidente do PCdoB fala sobre biografia que conta vida e obra de Haroldo Lima

Foto: Reprodução - Rádio Metropole

Por: André Uzêda no dia 11 de maio de 2022 às 08:48

Uma das figuras mais icônicas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) vai ser tema de uma biografia a ser lançada no 16 de maio, no Grande Hotel da Barra, em Salvador. Sobrevivente da 'Chacina da Lapa', preso da Ditadura Militar, Haroldo Lima (1939-2021) teve sua história contada pelo ex-deputado federal constituinte Aldo Arantes. Haroldo morreu no dia 24 de março de 2021, vítima da Covid-19.

Em entrevista nesta quarta-feira (11) a Mário Kertész, na Rádio Metropole, o presidente estadual do PCdoB Davidson Magalhães deu detalhes sobre a obra. "É uma história dividida em três partes. Contando a vida dele em Caetité, a filiação no partido comunista e também a resistência à Ditadura Militar", disse.

Kertész lembrou que, quando era prefeito biônico, em 1981, Haroldo Lima, ao lado de Jane Vasconcelos, liderou um quebra-quebra de ônibus contra o valor da passagem. "Foi um movimento importante, porque foi em plena Ditadura, com o presidente Figueredo. Era uma época muito dura para a população. Antônio Carlos ainda mandou prender Haroldo achando que isso ia sufocar o movimento, mas só fez crescer e crescer mais", recordou.

A obra também percorre a atuação de Haroldo Lima como diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), durante o governo Lula (2003-2010). "Ele esteve na direção da ANP no momento da descoberta do pré-sal. Teve uma atuação decisiva. Era um grande patriota e preocupado com o país", disse o presidente do PcdoB.