Quinta-feira, 30 de junho de 2022

Política

Presidente da Petrobras é demitido; José Mauro foi o terceiro a ocupar o cargo na gestão Bolsonaro

O troca-troca no comando da Petrobras é consequência dos atritos do presidente com a estatal, pela política de preços vigente. Bolsonaro chegou a chamar de "estupro" o lucro da Petrobras

Presidente da Petrobras é demitido; José Mauro foi o terceiro a ocupar o cargo na gestão Bolsonaro

Foto: Ministério de Minas e Energia

Por: Metro1 no dia 24 de maio de 2022 às 07:57

Eleito presidente da Petrobras em 14 de abril, o executivo José Mauro Ferreira Coelho foi destituído do cargo na noite de segunda-feira (23), 40 dias após sua escolha. O anúncio de demissão foi feito pelo Ministério de Minas e Energia, por meio de nota oficial. 

José Mauro Coelho foi o terceiro presidente da estatal durante o governo Bolsonaro. Assim como ele, Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna foram demitidos do cargo.

O governo indicou Caio Mário Paes de Andrade para assumir a presidência da estatal. Ele atua como secretário especial do ministro da Economia Paulo Guedes. Para ser empossado, a indicação precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras.

O troca-troca no comando da Petrobras é consequência dos atritos entre o presidente e a estatal, pela política de preços vigente. Bolsonaro chegou a chamar de "estupro" o lucro da Petrobras

A estatal, no entanto, está submetida ao critério de paridade internacional, seguindo a cotação do barril de petróleo no mundo e as oscilações do dólar. Em entrevista à Rádio Metropole, na última quinta-feira (19), o especialista em óleo e gás Roberto Ramos explicou que a sugestão de diminuir o lucro da Petrobras iria criar um "desequilíbrio"

Presidente da Petrobras é demitido; José Mauro foi o terceiro a ocupar o cargo na gestão Bolsonaro - Metro 1