Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 14 de abril de 2024

Política

Vereador de Conquista tem mandato cassado por fraudes com candidaturas fantasmas de mulheres

No último dia 16 de maio, dois vereadores do município de Coração de Maria também tiveram seus mandatos cassados

Vereador de Conquista tem mandato cassado por fraudes com candidaturas fantasmas de mulheres

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 24 de maio de 2022 às 13:06

A Justiça eleitoral cassou o mandato de mais um vereador de município baiano. Dessa vez, o caso aconteceu em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O edil foi julgado por fraude em candidaturas fantasmas femininas. A decisão foi tomada na última segunda-feira (23), mas ainda cabe recurso.

O vereador é o pastor Orlando Oliveira Filho, filiado ao PRTB. Segundo a Justiça Eleitoral, ele teve envolvimento nas candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o “intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral”.

Ainda na decisão, a Justiça informou que as mulheres não se comportavam como candidatas e só faziam propaganda eleitoral em benefício de outros candidatos. Ainda segundo a decisão, elas não tinham interesse em manifestar suas candidaturas e mantinham vínculo conjugal com candidatos que disputavam o mesmo cargo.

No último dia 16 de maio, a Justiça já tinha cassado os votos de dois vereadores do município de Coração de Maria pelo mesmo motivo. Na ocasião, além de anular os mandatos de Davilson da Silva Miranda e João Rios de Oliveira, ambos do Cidadania, o juiz determinou que os cálculos do quociente eleitoral e partidário fossem refeitos e as vagas dos vereadores cassados fossem redistribuídas entre as outras legendas.