
Política
Partidos aliados de Jerônimo querem priorizar cidades grandes em 2024, hoje sob comando da oposição
Entre os 20 maiores municípios da Bahia, 12 são comandados pela oposição

Foto: Reprodução/Redes sociais
Em número desfavorável de mandatos, os partidos governistas na Bahia querem reconquistar as cidades grandes em 2024. Entre os 20 maiores municípios, 12 são comandados pela oposição à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e concentram quase um terço da população do estado.
As cidades geridas por prefeitos do União (6), PSDB (2), PP (3) e PL (1) têm, juntas, mais de 5 milhões de habitantes, conforme dados do IBGE divulgados em 2021. Oito são da base de ACM Neto (União) e quatro do grupo bolsonarista no estado. Já os outros oito municípios, administrados pela aliança de Jerônimo (PT, PCdoB, PSD, MDB e Avante), somam cerca de 1,7 milhão de pessoas.
Para reverter esse quadro, o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, afirmou ao Metro1 que o partido vai trabalhar “para receber o apoio dos aliados onde tem competitividade e pré-candidaturas que despontam na frente”, citando como exemplos Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari. “Mas onde um aliado estiver melhor, vamos trabalhar para apoiar”, ressaltou.
“Vamos montar boas chapas de vereadores e vereadoras, organizar a nossa Federação com o PCdoB e o PV, e trabalhar pela unidade do nosso grupo político sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues”, disse ainda Valadares.
Segundo Davidson Magalhães, presidente do PCdoB no estado, a reconquista das cidades grandes na Bahia é uma das prioridades dos partidos governistas para 2024. “A gente tem pensado em estratégias do ponto de vista do desafio que é a recuperação da hegemonia política nos principais centros, como Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, onde nós perdemos a eleição”, disse ao Metro1.
“A reeleição dos nossos prefeitos é um dos objetivos principais, além de ampliar o número de prefeitos e vereadores das grandes cidades, especialmente Salvador”, detalhou Davidson.
Já o presidente do MDB na Bahia, Alexsandro Freitas (conhecido como Sandro Futuca), avaliou, em entrevista ao Metro1, que “a tendência [para 2024] é o crescimento da base aliada”, uma vez que o ex-governador Rui Costa (PT) deixou o cargo bem avaliado e, segundo ele, Jerônimo tem feito um bom trabalho na Bahia.
Confira a distribuição dos partidos nas 20 maiores cidades da Bahia:
Base de Jerônimo:
-
Lauro de Freitas
Moema Gramacho (PT) -
Jacobina
Tiago Dias (PCdoB) -
Itabuna
Augusto Castro (PSD) -
Ilhéus
Marão (PSD) -
Paulo Afonso
Luiz de Deus (PSD) -
Feira de Santana
Colbert Martins (MDB) -
Simões Filho
Dinha Tolentino (MDB) -
Barreiras
Zito (Avante)
Base de ACM Neto:
-
Salvador
Prefeito Bruno Reis (União) -
Vitória da Conquista
Sheila Lemos (União) -
Teixeira de Freitas
Marcelo Belitardo (União) -
Guanambi
Nilo Coelho (União) -
Eunápolis
Cordélia Torres (União) -
Camaçari
Elinaldo Araujo da Silva (União) -
Juazeiro
Suzana Ramos (PSDB) -
Santo Antônio de Jesus
Genival (PSDB)
Base bolsonarista:
-
Jequié
Zé Cocá (PP) -
Valença
Jairo (PP) -
Candeias
Dr. Pitágoras (PP) -
Porto Seguro
Jânio Natal (PL)
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.