
Política
Abertura do 7º inquérito para investigar Renan Calheiros é pedida pela PGR
Foi pedido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal, a abertura do sétimo inquérito para investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de desvio de dinheiro na Petrobras [Leia mais...]

Foto: Divulgação
Foi pedido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal, a abertura do sétimo inquérito para investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de desvio de dinheiro na Petrobras. A finalidade do inquérito é apurar se o senador cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão de suspeitas apontadas pelo delator Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará. Para a PGR, houve "repasse, de forma oculta e disfarçada" de vantagem pecuniária indevida ao parlamentar.
Na delação, Ceará afirmou que, entre 2009 e 2014 – não se lembra exatamente em qual ano – "houve um movimento no Congresso Nacional para instalação de uma CPI da Petrobras" e que ouviu Alberto Yousseff dizer que daria R$ 2 milhões a Renan para evitar a instalação.
De acordo com o delator, entre janeiro e fevereiro de 2014, Youssef disse a ele para pegar R$ 1 milhão em Recife (PE) e levar para Renan em Maceió. O dinheiro seria parte de dívida da construtora Camargo Corrêa com Youssef.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.