
Política
Exigências feitas pela União Europeia são inaceitáveis, diz Lula em cúpula do Mercosul
O presidente também afirmou que o bloco sul-americano não tem interesse "em acordos que condenem [os países-membros] ao eterno papel de exportadores de matéria-primas, minérios e petróleo"

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Durante a Cúpula de Chefes e Chefas de Estado do Mercosul, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) afirmou que as exigências ambientais impostas pela União Europeia são “inaceitáveis”. O evento ocorreu, nesta terça-feira (4), em Puerto Iguazú, na Argentina.
"[O anexo] apresentado pela União Europeia em março deste ano é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções", disse Lula. "Não temos interesse em acordos que nos condenem ao eterno papel de exportadores de matéria-primas, minérios e petróleo", acrescentou.
Na sequência, o mandatário afirmou que pretende avançar na análise de acordos com Canadá, Coreia do Sul e Singapura durante o próximo semestre, quando já estiver exercendo o papel de presidente do Mercosul. O petista também mencionou os setores automotivo e açucareiro, afirmando que o bloco sul-americano ainda tem "uma agenda inacabada" com ambos os segmentos, se referindo aos acordos de livre comércio que ele pretende fechar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.