Quinta-feira, 03 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Dilma se reúne com ministros e avalia efeito das manifestações no impeachment

Política

Dilma se reúne com ministros e avalia efeito das manifestações no impeachment

A presidente Dilma Rousseff reuniu na manhã desta segunda-feira (14) com integrantes da coordenação política do governo, além de ministros indicados por partidos da base aliada. A pauta da reunião, que ocorre semanalmente, ganhou um assunto a mais: a análise dos efeitos dos protestos realizados em todo o país neste domingo (13) no processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional. [Leia mais...]

Dilma se reúne com ministros e avalia efeito das manifestações no impeachment

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Stephanie Suerdieck no dia 14 de março de 2016 às 12:22

A presidente Dilma Rousseff reuniu na manhã desta segunda-feira (14) com integrantes da coordenação política do governo, além de ministros indicados por partidos da base aliada. A pauta da reunião, que ocorre semanalmente, ganhou um assunto a mais: a análise dos efeitos dos protestos realizados em todo o país neste domingo (13) no processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional. Segundo publicação do G1, a petista aproveitou o encontro da coordenação política para traçar estratégias que ajudem a garantir votos mínimos de parlamentares para barrar seu afastamento do Palácio do Planalto.

Segundo a assessoria da Presidência, foram chamados para a reunião desta segunda os ministros José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Edinho Silva (Comunicação Social), Jaques Wagner (Casa Civil), Gilberto Kassab (Cidades), André Figueiredo (Comunicações), Antonio Carlos Rodrigues (Transportes), Marcelo Castro (Saúde) e Carlos Vieira (interino da Integração Nacional), além dos líderes do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).

As manifestações deste domingo foram as maiores já registradas contra o governo Dilma. Em Salvador, mais de 20 mil pessoas lotaram as ruas da Barra em protesto, segundo dados divulgados pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Além da presidente, também foram alvos dos manifestantes o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT). Em todo o país, há informações de que 3,6 milhões de pessoas foram às ruas. Já os organizadores apontam que 6,8 milhões de brasileiros realizaram protestos neste dia 13 de março.

Vale lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar na próxima quarta-feira (16) o recurso apresentado pela Câmara dos Deputados contra a decisão da Corte de barrar o rito do processo de impeachment de Dilma, que havia sido definido em 2015 pela direção da Casa. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pretende retomar as discussões sobre a instalação da comissão especial que analisará o caso já no dia seguinte à decisão do STF. O processo está paralisado na Câmara desde o fim do ano passado.