Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Política

Lula espera bom senso na tensão envolvendo Venezuela e Guiana

Presidente não acredita que a tensão entre os dois países leve a um enfrentamento

Lula espera bom senso na tensão envolvendo Venezuela e Guiana

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2023 às 09:55

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (3), pouco antes de embarcar para Berlim, que espera bom senso na tensão criada na América do Sul, envolvendo a Venezuela e Guiana.

O que a América do Sul não está precisando é de confusão. Não se pode ficar pensando em briga. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lada Guiana", disse. O presidente não acredita que a tensão entre os dois países leve a um enfrentamento.

Lula ainda acrescentou que é preciso pensar nos povos e não numa guerra. "Se tem uma coisa que estamos precisando para crescer e para melhorar a vida do nosso povo é a gente baixar o facho, trabalhar com muita disposição de melhorar a vida do povo, e não ficar pensando em briga, não ficar inventando história", declarou.

Os eleitores venezuelanos votam neste domingo um referendo para escolherem se querem que a a região de Equissibo, pertencente à Guiana, seja incorporada a Venezuela. O Ministério da Defesa do Brasil ampliou a presença militar na região do território brasileiro perto da fronteira e diz que está acompanhando as discussões.