Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Política

Lula embarca em viagem para Egito e Etiópia nesta terça-feira

Do Egito, o presidente brasileiro embarca para a Etiópia, onde, além de reuniões com autoridades do país, participa da Assembleia da União Africana

Lula embarca em viagem para Egito e Etiópia nesta terça-feira

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: metro1 no dia 13 de fevereiro de 2024 às 12:42

Nesta terça-feira (13) de Carnaval, o presidente Lula (PT) embarca para o Egito, em uma viagem para reforçar os laços com o país, que acaba de integrar o Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na quarta-feira (14), Lula tem um encontro marcado com o presidente Abdel Fattah El-Sisi, no Cairo. O petista deve discutir com ele a possibilidade de ampliar as exportações agropecuárias do Brasil para o Egito. O governo brasileiro espera que o Egito aceite um número maior de certificações de abatedouros brasileiros para ampliar o fluxo comercial entre os dois países.

Ainda no Egito, Lula deve visitar a Liga Árabe, grupo de países árabes que tem sede no Cairo. De lá, o presidente brasileiro embarca para a Etiópia, onde, além de reuniões com autoridades do país, participa da Assembleia da União Africana, entidade representativa de cerca de 50 estados africanos.

Quando esteve em Salvador para uma cerimonia do Senai Cimatec, Lula falou sobre essa agenda e disse que o Brasil precisa pagar “uma dívida histórica” com as nações africanas.

“O Brasil precisa, de uma vez por todas, retribuir a dívida histórica que nós temos com o povo africano. Como o Brasil é um país pobre, que não pode pagar sua dívida em dinheiro, a gente paga em transferência de conhecimento, de políticas públicas bem sucedidas, em tecnologia”, declarou o presidente.

Devem também participar da assembleia o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Segundo o Itamaraty, a previsão é que Lula se reúna com eles nos dias 17 e 18 de fevereiro.