Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de abril de 2024

Política

Quebra de sigilos bancário e fiscal de André Janones é aprovada por ministro do STF

A PF investiga um suposto esquema de 'rachadinha' envolvendo o deputado e seus ex-assessores

Quebra de sigilos bancário e fiscal de André Janones é aprovada por ministro do STF

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 21 de fevereiro de 2024 às 14:14

A quebra de sigilos bancário e fiscal do deputado federal André Janones (Avante-MG), foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, nesta quarta-feira (21). Os dados estão em investigação sobre suposto esquema de “rachadinha” no gabinete do parlamentar mineiro, que nega as acusações.

A medida foi solicitada pela Polícia Federal (PF) e recebeu também o parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Fux alegou que a solicitação da PF está bem fundamentada e há “indícios de possível prática criminosa”.

Agentes da PF afirmaram que para investigar devidamente esse tipo de conduta, referente a quebra do sigilo, é preciso “rastrear o fluxo financeiro e analisar o patrimônio dos suspeitos”. O pedido foi apresentado no dia 30 de janeiro.

A investigação da PF sobre o suposto esquema de rachadinha veio a público após a divulgação de uma mensagem de áudio, atribuída a Janones, onde ele estaria cobrando aos seus servidores uma quantia de seus salários, para compensar um prejuízo em sua campanha eleitoral em 2016. Na época, ele concorreu à Prefeitura de Ituiutaba (MG), no Triângulo Mineiro, mas não venceu.