Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Política

"País terá de lidar com deep fake nas eleições", diz Barroso durante entrevista

Presidente do STF afirmou durante uma entrevista que tecnologia ainda não consegue frear mau uso da inteligência artificial

"País terá de lidar com deep fake nas eleições", diz Barroso durante entrevista

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 21 de fevereiro de 2024 às 18:30

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou em entrevista à GloboNews que o Brasil e o mundo ainda não têm ferramentas capazes de frear o impacto da inteligência artificial na disseminação de informações falsas. 

"A notícia ruim é: não há como, neste momento, conter o uso do deep fake. [...] A ideia que se tinha era tecnologicamente você ser capaz de identificar o que era produto de inteligência artificial. Ter uma marca d'água. Mas não se consegue, a tecnologia ainda não consegue. Então, nós vamos lidar com o deep fake nas eleições", declarou Barroso.

De acordo o ministro, o Brasil terá de "lidar", nas eleições municipais deste ano, com fenômenos como o "deep fake" – quando áudios e vídeos são adulterados para atribuir situações e declarações falsas a pessoas. A solução para o público, ainda de acordo com Barroso, passa pela credibilidade da imprensa ao filtrar esse conteúdo e divulgar informação de qualidade.