Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Política

PF indicia Carla Zambelli e hacker Delgatti por suspeita de invasão ao site do CNJ

Inquérito foi concluído pela corporação e agora deverá ser encaminhado à Procuradoria Geral da República

PF indicia Carla Zambelli e hacker Delgatti por suspeita de invasão ao site do CNJ

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 01 de março de 2024 às 06:50

A Polícia Federal indiciou a deputada Carla Zambelli (PL) e o hacker Walter Delgatti pela invasão do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As informações foram confirmadas com o advogado da parlamentar através do UOL.

O inquérito da invasão, que analisava se a parlamentar teria contrato o hacker para a invasão foi concluído pela corporação e agora o relatório deverá ser enviado à Procuradoria Geral da República. O órgão irá decidir se a deputada será denunciada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, a defesa negou as acusações. "Ela jamais fez qualquer tipo de pedido para que Walter Delgatti procedesse invasões a sistemas ou praticasse qualquer ilicitude. Aliás, a arbitrária interpretação deduzida pela autoridade policial asseverando que a deputada tenha recebido eventualmente documentos, não evidencia adesão ou qualquer tipo de colaboração, ainda mais que ficou demonstrado que não houve qualquer encaminhamento a terceiros".

Já a defesa do hacker aponta que não há supreses no indiciamento. "Desde sua prisão, Walter confessa sua participação na invasão da plataforma do CNJ. O indiciamento de Carla Zambelli confirma que Walter, a todo momento, colaborou com a Justiça, levando a PF até a mandante e financiadora dos atos perpetrados por ele".