Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula critica venda de ativos da Petrobras e diz que estatal está sendo recuperada

Política

Lula critica venda de ativos da Petrobras e diz que estatal está sendo recuperada

O presidente criticou as privatizações feitas pelo governo do Jair Bolsonaro (PL) e as tentativas de “desmonte” do sistema produtivo da Petrobras

Lula critica venda de ativos da Petrobras e diz que estatal está sendo recuperada

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2024 às 09:36

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (2), as privatizações feitas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e as tentativas de “desmonte” do sistema produtivo da Petrobras. 

Ainda segundo Lula, o governo federal também faz um esforço para tentar recuperar a companhia e a indústria naval brasileira. O presidente afirmou ainda que ao assumir o governo federal pela primeira vez, em 2003, estabeleceu a meta de que 70% dos navios brasileiros e componentes seriam de produção nacional. A declaração aconteceu na cerimônia de anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói (RJ). 

Segundo Lula, o aluguel de navios estrangeiros prejudica a criação de empregos e a atuação de pequenas e médias indústrias no Brasil, o que justifica impulsionar a economia nacional para mudar esse cenário. “Eles [membros do governo anterior] não tiveram coragem de privatizar a Petrobras porque teriam que passar pelo Congresso, então começaram a vender ativos, como venderam o gasoduto, a BR e uma empresa de gás que a gente tinha, porque o objetivo era desmontar o sistema produtivo da Petrobras”, afirmou. 

Lula relembrou que, como resultado de investimentos em tecnologia da Petrobras tornando “a mais preparada para retirar petróleo em águas profundas”. A empresa descobriu o pré-sal em 2007, grande reserva de petróleo em águas profundas no mar territorial do Brasil. “A partir do pré-sal, começamos a entender que poderíamos fazer da Petrobras o futuro deste país da nossa juventude”, afirmou o presidente.